Cravos: como surgem e por que não se deve espremê-los

BLOG

Comportamento
09 de Outubro de 2015
Leia esse texto antes de espremer seus cravos!
Cravos: como surgem e por que não se deve espremê-los
Cravos: como surgem e por que não se deve espremê-los

Desde a adolescência eles fazem parte da sua vida, e vão te acompanhar até a morte. Estamos falando dos cravos, aqueles pontinhos pretos que aparecem na sua pele e que às vezes, dão um trabalho danado para serem retirados.

Primeiramente, vale explicar que os cravos são formados por gordura, suor e pele morta, que se acumulam e entopem os folículos sebáceos, onde ficam as raízes dos pelos e das glândulas sebáceas. Isso acontece pela produção excessiva de uma substância fabricada pelo nosso corpo, que previne o ressecamento da pele, a queratina. Essa queratina acumulada prejudica a saída da gordura que fica na pele, transformando os poros em micro depósitos de sujeira.

Quando esse acúmulo nos poros infecciona, o corpo reage às bactérias da pele e o cravo transforma-se então em uma espinha.

Apesar de ser uma tentação, dermatologistas aconselham a não se espremer cravos e espinhas, pois a recuperação da pele na região afetada pode demorar, além de deixar manchas que levam até meses para desaparecer.

Para prevenir o aparecimento de cravos, uma dica importante é lavar o rosto duas vezes por dia com sabonete antibactericida ou com ácido salicílico. Esse ácido deixa a pele mais fina, evitando assim o entupimento dos poros e a aparição dos cravos e espinhas. No verão, é importante também evitar os excessos: seja do sol, que engrossa a pele ou ainda de protetores solares muito gordurosos, que amenizam os raios solares mas podem acabar entupindo seus poros.

 

Curiosidade

Sucesso na internet, a dermatologista californiana Sandra Lee faz sucesso nas redes sociais como a “Dra. Pimple Popper” (ou em português, “doutora espreme espinhas”). No Instagram e no Youtube, seus vídeos extraindo cravos, espinhas e outras formações sebáceas têm milhões de visualizações, desafiando a curiosidade e o estômago de quem quer vê-la limpando a pele de seus pacientes.

Se você ficou curioso (e tem estômago forte!), assista ao vídeo da Dra. “Pimple Popper” em ação:

Compartilhe: