Calos: por que surgem e como preveni-los

BLOG

Comportamento
03 de Agosto de 2015
Homens e mulheres são atingidos, mas é muito fácil evitar que eles apareçam. Saiba mais aqui!
Calos: por que surgem e como preveni-los
Calos: por que surgem e como preveni-los

Quando você usa um calçado que não está ajustado ao seu pé, é uma questão de tempo para surgirem bolhas e depois delas, calos. Usar um sapato maior ou menor que o seu número faz com que o atrito e a pressão engrossem a pele dos pés, graças a um processo chamado hiperqueratinização, que em outras palavras, é a produção em excesso de queratina pelo organismo.

Esse processo acontece nas diferentes sub-camadas da pele que são chamadas de queratinócitos, que envelhece progressivamente e forma a queratina. Nesse envelhecimento, as células novas empurram as células mortas para as camadas superiores da pele, até serem descamadas e deixarem completamente a epiderme.

Quando esse ciclo de renovação está estabilizado, as células antigas são substituídas por outras novas, idênticas. Porém, quando a pele sofre repetidamente fricção ou pressão, esse processo de renovação se desregula, e dá origem a superprodução de queratinócitos, que por sua vez, formam os calos.

Apesar do tratamento dos calos ser relativamente simples, às vezes podem ocorrer infecções, dependendo do local e da espessura da formação.

Para evitar a formação dos calos, é recomendado que se use sempre calçados que não apertem ou deixem seus pés folgados demais, de forma que não haja nem atrito nem pressão excessiva entre a pele e o calçado. Caso seu calçado forme bolhas em seus pés com frequência, vale experimentar trocar de calçado e consultar um podólogo para saber a melhor forma de tratar a pele dos seus pés. 

Compartilhe: