Você sabe qual é o tipo da sua pisada?

BLOG

Esportes
04 de Maio de 2015
Saber o tipo de pisada pode melhorar sua performance, evitar dores e problemas ortopédicos.
Você sabe qual é o tipo da sua pisada?
Você sabe qual é o tipo da sua pisada?

Um dos itens principais de quem pratica atividades físicas é o tênis, mas muita gente não imagina que ele também pode ser um dos grandes responsáveis por dores nos tornozelos, joelhos e coluna após os exercícios. Isso acontece porque esses calçados recebem até 8 vezes o peso do corpo, dependendo do exercício.

Forrados de tecnologia e design, os tênis estão cada vez mais leves e caros, mas antes de desembolsar qualquer quantia para comprar seu calçado é importante saber que cada um tem um formato de pé, e consequentemente, uma maneira de pisar.

Os três tipos de pisadas que existem são a neutra, a pronada e a supinada, e hoje já existem modelos de tênis específicos para cada tipo de pé.

 

 

Na pisada neutra, o pé começa o movimento tocando o chão com a parte externa do calcanhar e distribui o movimento em linha reta, até os dedos. Já na pisada pronada, o movimento começa com o calcanhar “para dentro” e termina de pegar o impulso transferindo a energia para o dedão usando mais a parte de dentro da sola. Ao contrário da posição pronada, na pisada supinada, o pé começa tocando o solo com a parte externa do calcanhar e termina o movimento com lado de fora, transferindo a energia para o dedinho.

Para descobrir qual o tipo de pisada você tem, pode-se consultar umortopedista ou então, fazer um teste caseiro, molhando a sola dos pés e então, pisando sobre uma folha de jornal.

Sabendo o tipo de pisada, é só escolher o tênis adequado e começar sua caminhada sem incômodos!

Compartilhe: