Tire a caspa da sua cabeça!

BLOG

Comportamento
06 de Janeiro de 2016
Conheça algumas dicas para acabar de vez com a caspa
Tire a caspa da sua cabeça!
Tire a caspa da sua cabeça!

Você veste um blazer, paletó ou uma camisa escura e ao se olhar no espelho, nota um farelo branco nos seus ombros. Se não estiver nevando lá fora, isso é caspa!

Mas por quê a caspa aparece? Primeiramente, é importante saber que a caspa é resultado do excesso de descamação do couro cabeludo, causando coceiras e em alguns casos, até inflamação. Apesar de atingir ambos sexos, é nos homens que ela se manifesta na maioria das vezes, chegando até a aparecer nas regiões com pelos do rosto. Isso mesmo: existe caspa de barba, bigode e sobrancelhas, sim!

Existem dois tipos de caspa: a seca e a oleosa. A caspa seca está ligada a regeneração das células do couro cabeludo, e a oleosa pode estar relacionada a uma dermatite seborreica, psoríase ou ainda, uma grande proliferação de fungos na pele.

Fatores como estresse, ansiedade e banhos muito quentes, também estão relacionados ao aparecimento da caspa. Até os bebês podem ser atingidos pela chamada “crosta láctea”, que apesar de não provocar coceira, preocupa os pais de primeira viagem.

Controlar a oleosidade do couro cabeludo é fundamental para quem quer combater a caspa, por isso, seguem algumas dicas úteis:

- Use xampu anticaspa; eles funcionam e são produtos que visam controlar as atividades das glândulas sebáceas e prevenir a oleosidade da pele;

- Caso tenha cabelo muito oleoso, reduza o uso do condicionador e fique alguns dias sem utilizar o produto;

- Evite banhos muito quentes, pois ela estimula a oleosidade da raiz dos cabelos;

- Evite alimentos gordurosos e bebida em excesso. Isso também é uma forma de se prevenir contra a caspa;

- Evite dormir com os cabelos molhados ou úmidos;

- Reduza o uso de bonés ou chapéus, que no calor fazem uma estufa no couro cabeludo

Se o problema persistir após essas medidas, procure um dermatologista. O especialista poderá diagnosticar a causa exata da sua caspa e ainda receitar o medicamento ideal para curá-la.

Compartilhe: