Patagônia: um paraíso latino para esfriar a cabeça

BLOG

Viagem
09 de Abril de 2015
Montanhas, glaciais e pinguins são algumas das atrações que te esperam na Patagônia.

Pinguins, glaciais e trilhas sobre o gelo. Para quem acha que isso é uma realidade somente do Pólo Norte ou da Antártida, hoje vamos mostrar que você pode conhecer uma paisagem totalmente inversa à do nosso Brasil tropical, sem sair do continente. Estamos falando da Patagônia, aquela pontinha lá embaixo na américa do sul que é dividida entre o Chile e Argentina.

A viagem começa aterrizando em Santiago, no Chile, e então dali pega-se um vôo de duas horas para Punta Arenas, capital da 12ª região chilena, de onde saem alguns dos principais passeios para os glaciais e pinguineiras.

Apesar de toda cultura latina presente, Punta Arenas respira um ar europeu, e é bem servida de restaurantes, hotéis e pubs que oferecem tratamento de primeiro mundo. Dali é possível conhecer a pinguinera de Seno Otway, a 100km de distância, onde pinguins imperais e magalhânicos andam aos bandos e cavam tocas na terra para se reproduzirem. Prepare-se para tirar muitas fotos, mas sem flash, para não interferir na rotina dos pinguins.

De volta a Punta Arenas, pode-se deslocar 250km ao norte até Puerto Natales de onde saem alguns passeios de tirar o fôlego. Um deles é o Parque Torres del Paine, uma reserva natural com lagos, montanhas e glaciais que transbordam uma paisagem bem diferente das que estamos acostumados por aqui. Ali perto você também encontra duas das principais atrações da região: o Glaciar Grey e o Glaciar Perito Moreno. O visual é tão incrível que praticamente qualquer foto tirada ali parece ser um cartão postal.

Ainda de Puerto Natales, é possível viajar mais 280km ao norte, cruzando a fronteira com a Argentina e conhecer a cidade e o glaciar de El Calafate, que é o único no mundo que ao invés de descongelar, está congelando cada vez mais! Apesar das distâncias entre uma cidade e outra, no verão o sol se põe por volta das 22 horas, então você terá um longo dia para aproveitar tanta natureza. E não se esqueça de levar roupas para enfrentar o frio, que por lá é rigoroso!

Compartilhe: