O terno 100% sob medida

BLOG

Comportamento
27 de Janeiro de 2016
A alfaiataria de alto padrão está se aliando a tecnologia de scanners 3D para criar ternos com caimento “perfeito”.
O terno 100% sob medida
O terno 100% sob medida

Quem precisa usar ternos, muitas vezes recorre a um alfaiate para confeccionar sua vestimenta. Como trata-se de uma peça de difícil caimento, mesmo após todas as medidas terem sido anotadas, o alfaiate as vezes ainda precisa fazer ajustes no terno para que vista bem seu cliente.

Conhecendo a dificuldade de criar essas peças sob medida, uma alfaiataria de Hong Kong está revolucionando a forma de se produzir ternos, com uma mãozinha da tecnologia, claro. A empresa, chamada Gay Giano, existe desde 1980, mas em 2016, estão fazendo história criando ternos medidos e impressos em 3D. Como isso é possível?

Ali, quem procura os serviços de alfaiataria se depara com uma maneira diferente na hora de tirar as medidas para o terno. Ao invés de fita métrica e dos alfinetes, os clientes entram numa espécie de cabine, vestindo uma camiseta que se molda ao corpo. Então, parado no centro da cabine com 14 scanners que em 10 segundos tiram 120 medidas de curvatura, ângulo e circunferência do cliente. Para se ter ideia, no processo convencional, o alfaite tira de 20 a 30 medidas...

Uma vez coletados esses dados, o scanner envia as medidas do cliente para um tablet, de onde os costureiros começam a confecção da peça, com muito mais informações que no processo convencional. Dessa forma, ao provar seu terno, a probabilidade do cliente ter que fazer eventuais ajustes na peça é quase nula, visto que praticamente cada centímetro do seu corpo foi previamente scaneado em detalhes.

Para sorte do público brasileiro, essa tecnologia já começa a se espalhar pela Europa e Estados Unidos, e não deve demorar para que serviços como esse cheguem por aqui.

Compartilhe: