NOVEMBRO AZUL E A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE DO HOMEM

BLOG

Comportamento
05 de Novembro de 2019
NOVEMBRO AZUL E A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE DO HOMEM

Chegamos em novembro, mês em que o mundo se une por uma causa: o combate ao câncer de próstata. O movimento é conhecido como Novembro Azul. Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), mostram que o câncer de próstata é o segundo com maior incidência entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele. O que você sabe sobre o câncer de próstata? A Rio Man desmistifica os pontos principais.

Fatores de risco

Antes de tudo, alguns fatores devem ser considerados para avaliar a saúde. Os pontos de risco são: idade, sobrepeso e histórico na família. Por isso, praticar esportes regularmente e ter certos cuidados com alimentação são aliados para afastar as chances de desenvolver a doença. No caso do histórico familiar, é necessário ir ao médico com frequência, sem medo, sem neura. Os exames próprios para evitar o câncer devem ser feitos a partir dos 40 anos.

Prevenção é a chave!

Você sabia que ter uma alimentação saudável e praticar atividade física podem prevenir o câncer? O indicado é ter uma alimentação rica em legumes, verduras e fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física. Automaticamente, você já evitará o sobrepeso, fator que influencia no desenvolvimento do câncer. Evitar fumar e beber álcool também colaboram para sua saúde. Dê um nocaute no preconceito e mostre que cuidar da saúde também é coisa de homem!

Apoie a causa!

Seja você jovem ou idoso, apoiar o Novembro Azul é um dever! Quanto mais homens tiverem acesso a informações e cuidados, mais o preconceito irá diminuir e vidas serão salvas. Em uma roda de amigos ou palestrando, seja um difusor de conhecimento. Preservar sua saúde e dos seus amigos é coisa de homem sim!

Sintomas principais

Por mais que seja difícil, é importante ficar atento aos sintomas. Na fase inicial, os mais comuns são a dificuldade de urinar, jatos curtos, sangue na urina e aumento na quantidade de vezes que você vai ao banheiro fazer o número 1. Caso note algum sintoma, procure uma unidade de saúde e um médico de confiança.

 

Ajude a combater o câncer e salve vidas!

Compartilhe: