Mexer no celular na cama pode tirar mais do que seu sono

BLOG

Comportamento
16 de Fevereiro de 2016
Distúrbios no sono, na visão e até na capacidade de se concentrar são algumas das consequências de usar o celular na cama, antes de dormir.
Mexer no celular na cama pode tirar mais do que seu sono
Mexer no celular na cama pode tirar mais do que seu sono

Você vai se deitar, mas antes de fechar os olhos, pega o celular e dá aquela conferida nas suas redes sociais. Quinze minutos vendo seu Facebook, dez minutos checando fotos no Instagram, e se você tiver Twitter, Snapchat e Telegram, pode colocar mais uma meia hora online antes de começar dormir...

Se você acha que esses minutos a mais no celular refletem somente em “minutos a menos” de sono, fique ligado: mexer no celular na cama pode ser mais prejudicial a sua saúde do que realmente parece.

Isso acontece porque no escuro, a luz emitida pelos smartphones chega a ser tão forte quanto a luz solar, e seu corpo e mente não entendem muito bem como interpretar esse estímulo fora de hora. Uma das primeiras reações do seu organismo é a redução e até a interrupção da produção de melatonina, o hormônio produzido pelo cérebro durante a noite que ajuda “pegar no sono”.

Essa perturbação no seu horário de sono pode deixá-lo distraído e prejudicar a sua memória já no dia seguinte, afetando diretamente sua capacidade de aprendizado. Além disso, pessoas cujos níveis de melatonina são suprimidos e cujos relógios biológicos são desregulados pela exposição à luz azul, têm mais probabilidades de desenvolverem depressão.

Mas os problemas causados pela luz azul emitida da tela do seu celular não param por aí: a interrupção no relógio do sono e na produção de melatonina interferem também nos hormônios que regulam a fome, podendo aumentar o risco de obesidade.

Para completar o pacote de riscos à sua saúde, ficar no celular no escurinho da sua cama ainda é estudado como motivo de ferimentos na retina causados pela luminosidade azul, e também, como possível fator do surgimento de cataratas.

Apesar de já existirem alguns aplicativos que mudam a cor da tela do seu smartphone para tons mais amarelados, o ideal mesmo seria mudar o hábito e reduzir o uso do aparelho na cama para evitar a exposição dos seus olhos à luz azul.

Compartilhe: