Está se machucando com frequência na academia?

BLOG

Esportes
10 de Setembro de 2015
Se você malha por horas e depois da academia sente dores, conheça 5 motivos que podem estar atrapalhando seu treino.
Está se machucando com frequência na academia? Saiba o que pode estar errado.
Está se machucando com frequência na academia? Saiba o que pode estar errado.

Você passa quase 2 horas na academia treinando pesado. Você faz força, transpira e sai acabado do seu treino, mas misturada com o cansaço, vem uma dorzinha que passa despercebida. Se isso acontece com você, não se preocupe: milhões de pessoas no mundo tudo passam por isso, por conta de alguns detalhes que precisam ser corrigidos no seu treino.

Aquecimento

Se antes de começar a malhação você não se alonga, já está começando errado. Se você só faz 5 minutos de esteira e dá aquela esticadinha preguiçosa e rápida nas pernas, também não vai adiantar muita coisa.

O aquecimento precisa preparar suas articulações e musculatura para as sequências de repetições que você vai fazer, então, considere esse estágio do treino como uma parte fundamental. Alongue braços, pernas, coluna e articulações para não ferir sua musculatura durante.

 

Respiração

Parece besteira, mas não é. Respirar corretamente faz toda diferença para o seu treino, pois afeta diretamente a musculatura. Se quando você respira, você mexe o peito e os ombros, você está respirando errado. Respirar dessa forma faz com que você fadigue os músculos do peito, ombros e pescoço.

A maneira certa de respirar é pelo nariz e diafragma, que desta forma, estabiliza os quadris e reduz a pressão (e eventuais dores) nas costas.

 

Treine pesado, mas pegue leve

Quando o assunto é malhação, a maioria treina pesado para conseguir fazer suas séries com cada vez mais cargas ou repetições, dependendo do objetivo dos exercícios. Porém, muita gente exagera na dose e acaba se lesionando de tanto treinar. Isso acontece porque nossa musculatura precisa de descanso para se recuperar de cada treino. Quando não se descansa, a fadiga muscular se acumula, podendo causar problemas mais graves no treino e fora dele. Sendo assim, tenha sempre em mente que seu corpo precisa de um dia de descanso entre tantas séries e repetições.

 

Exercícios errados

Cada pessoa tem um tipo de corpo, e para cada biótipo, existem exercícios mais fáceis e difíceis de serem feitos. Por isso, na hora de montar seu treino, é importante o auxílio de um instrutor experiente ou um personal trainer, que saberá montar o treino ideal para o seu tipo físico, independente do resultado a ser alcançado na academia.

 

Corrija os movimentos

A postura correta na hora de malhar é responsável pelo resultado no seu treino. Porém, quem não está atento à maneira certa de posicionar pernas, braços e tronco durante a musculação, pode acabar, pouco a pouco lesionando a musculatura. Procure o auxílio do instrutor sempre que começar um novo exercício, e certifique-se que as repetições dos movimentos estão sendo feitas corretamentes, no sentido e na velocidade adequadas.

Além dos cinco pontos citados acima, outros fatores como alimentação, postura e variação dos exercícios são importantes para que você se livre das dores causadas pelo treino. Pode até pegar pesado, mas precisa de técnica para malhar e tempo para descansar, caso contrário, seu corpo irá cobrá-lo.

 

Compartilhe: