Conheça 7 estilos de cervejas

BLOG

Gourmet
14 de Março de 2018
Se você está pensando em provar um novo sabor de cerveja, aproveite para conhecer os diferentes tipos dessa bebida tão apreciada pelos brasileiros e pelo mundo afora. ​
Inspire-se nos diferentes estilos de cervejas

Com a abertura de cervejarias artesanais no Brasil, é cada vez maior a procura por esse produto. Se você está pensando em provar um novo sabor de cerveja, aproveite para conhecer os diferentes tipos dessa bebida tão apreciada pelos brasileiros e pelo mundo afora.

Primeiro, é preciso entender como a cerveja é categorizada.

Todas as cervejas são Lagers ou Ales. E isso é determinado pelo tipo de fermento usado durante o processo. Lagers são feitas com leveduras que fermentam no fundo da mistura da cerveja e as Ales são feitas com leveduras que fermentam no topo.

Há ainda diferenciação em relação ao sabor, cor e aroma da cerveja. Eles determinam a família em que uma determinada cerveja se encontra. Dentro dessa família, existem variedades que possuem características ainda mais distintas.

Por exemplo, a cerveja Pilsen é o carro-chefe das Largers. Foi inventada em 1842 na cidade checa de Pilsen. Antes dela, nenhuma cerveja era tão clara e leve ao paladar. Essas características, aliadas à invenção da geladeira, permitiram que a bebida conquistasse o mundo.

Conheça mais 7 estilos abaixo:

  1. Bock

É da família Larger: avermelhada, bastante maltada e com teor alcoólico alto. Os alemães deram esse nome por ser tão forte quanto um “coice de bode” (bock, em alemão).

  1. IPA

IPA são as iniciais de India Pale Ale, uma cerveja bem amarga e carregada no álcool.  A bebida foi muito utilizada pelos colonos ingleses da Índia que precisavam de muito lúpulo e malte para aguentar a viagem de navio.

  1. Weissbier

Sua característica são os aromas de banana e de cravo, apesar de a bebida não conter esses ingredientes.

  1. Stout

É da família Ale: são cervejas escuras e encorpadas. De paladar doce e seco, são feitas até com aveia.

  1. Dubbel

Também da família Ale. O malte utilizado para esse tipo de cerveja lembra chocolate e caramelo. É possível também perceber os aromas de ameixa seca, cereja e banana.

  1. Barley Wine

Cerveja bem maltada, bastante alcoólica e licorosa. Sua origem é inglesa.

     7.   Weizenbier ou Weissbier:

São cervejas de trigo, bem refrescantes e de graduação alcoólica moderada. Possuem aparência clara, branca e turva.

Agora que você sabe um pouco mais sobre diferentes tipos de cerveja que estão à disposição, esperamos que esteja inspirado para experimentar algo novo!

De qualquer forma, lembre-se de beber com moderação e siga Rio Man nas redes sociais: @riomanunderwear

Compartilhe: