Como não passar vergonha no avião

BLOG

Viagem
03 de Julho de 2015
Dicas úteis para evitar constrangimentos para você e para os outros a bordo de um avião.
Como não passar vergonha no avião
Como não passar vergonha no avião

Quem viaja de avião com frequência já deve ter se deparado com a falta de noção de alguns passageiros próximos ao seu assento. De cheiros pouco agradáveis a ruídos incômodos, a pessoa que está ao lado muitas vezes parece não se importar em transformar sua viagem em um pesadelo com horas de duração.

Mas se você não é um grande usuário de aviões, então aqui vão algumas dicas de como evitar constrangimentos para você e para os outros passageiros durante os minutos e horas de convivência no ar.

Primeiramente, se o vôo for longo, a primeira coisa que a pessoa faz é tirar os sapatos para aliviar a circulação sanguínea durante as horas que passará sentado. Porém, só faça isso se tiver certeza de que suas meias, calçados e pés não estejam com chulé, pois o seu “conforto” pode incomodar muita gente.

Se você teve um dia corrido, cheio de compromissos e teve que embarcar as pressas, ou ainda, se no local de embarque o calor for intenso, use sempre um desodorante. Isso também vale para ônibus, trens e metrôs, mas especialmente para longos períodos e que você estará durante horas bem próximo a um desconhecido, que não tem culpa se você embarcou trazendo um cheiro forte consigo.

Muita gente adora ouvir música durante a viagem, pois ajuda a relaxar e passar o tempo, mas para isso é importante lembrar que a pessoa que viaja ao lado não é obrigada a escutar o som no último volume que vaza do seus fones de ouvido. Jogar games ou assistir vídeos, também só com fone, e com um volume moderado.

Se você viaja com bebês e crianças pequenas, lembre-se que as pessoas que embarcaram com você não têm que compreender o motivo do choro ou birra do pequeno. É uma situação constrangedora para ambas as partes, mas a responsabilidade é só do pai ou responsável, que deve tentar conter os ânimos da criança para não incomodar o resto dos passageiros.

É bem verdade que os assentos nos aviões estão cada vez menores, mas mesmo assim, mantenha-se no seu espaço. Se você é daqueles que dormem assim que o avião decola, vale tomar cuidado com roncos, braços, pernas e até baba que pode sobrar para a poltrona ao lado. Se isso acontecer, peça desculpas e fique atento para isso não se repetir, ao menos no mesmo vôo.

Os absurdos em aviões são tantos, que a conta @passengershaming no Instagram ficou famosa por mostrar somente flagrantes de gente sem noção passando vergonha por aviões do mundo todo. Vale um clique para ver até onde vai a falta de educação de alguns passageiros: https://instagram.com/passengershaming/

Por fim, é sempre bom lembrar que “o seu espaço vai até onde começa o do outro”, e dessa forma, não custa nada imaginar como você se sentiria com a pessoa ao lado fazendo o que você fizer.

Aperte os cintos e boa viagem!

Compartilhe: